top of page

Desenvolvimento do cefalostato de Broadbent e Hofrath

Cefalostato é um dispositivo de posicionamento de cabeça, que garante a reprodutibilidade e padronização de radiografias cefalométricas. Em 1931, devido à falta de padronização das radiografias Holly B. Broadbent nos Estados Unidos aperfeiçoou o craniostato desenvolvido por Tood (anatomista) em 1920, e publicou o artigo "A new X-ray technique and its application to orthodontics" na Angle Orthodontist. Na Alemanha, Hofrath H. publica o artigo "Die Bedeutung der Rontgenfern – und Abstandsaufnahme fur dir Diagnostik der Kieferanomalien",  em Fortschritte der Orthodontik, número de abril-junho, descrevendo a utilização do cefalostato de Korkhaus, no qual introduz modificações, e relatando sua técnica e análises cefalométricas utilizando o plano de Frankfurt.

Padronização Radiográfica - Dispositivo de Broadbent

Os fótons de radiação emanam da fonte de raios X em um padrão divergente, tendo sempre uma quantidade variável de ampliação a imagem do objeto radiografado. O grau de ampliação da imagem resulta das distâncias relativas do receptor de imagem ao ponto focal (localizado dentro da ampola que produz os raios X) e do objeto ao receptor de imagem. Para minimizar o efeito de distorção do tamanho da imagem, a fonte de radiação é direcionada no plano sagital mediado da cabeça do paciente, garantindo que os fótons de raios X estejam sendo direcionados ao objeto/filme mais paralelos entre si, e a uma distância de 1,524 metros, reduzindo a ampliação.

A cabeça do paciente é mantida sem inclinação, disposta no plano sagital mediano perpendicular ao plano horizontal, por meio de dois posicionadores auriculares, e através de um indicador orbitário no lado esquerdo é sustentada no plano de Frankfurt paralelo ao plano horizontal. A base de todo o dispositivo é fixa, o paciente é posicionado ao mecanismo, em vez de o mecanismo ser ajustado ao paciente.

Posicionamento da fonte de radiação a cabeça do paciente, e posicionamento do filme radiográfico.

JACOBSON, A. Radiographic cephalometry: from basics to videoimaging. Chicago: Quintessence, 1995.

Dispositivo de Broadbent - posicionamento da cabeça do paciente.
BROADBENT, B. H. A new X-ray techinique and its application to orthodontia. Angle Orthod, Appleton, v. 1, n. 2, p. 45-66, Apr.1931.

Disposivo de Hoofrath H.
PEREIRA, C. B.; MUNDSTOCK, C. A.; BERTHOLD, T. B. Introdução à cefalometria radiográfica. 3. ed. São Paulo: Pancast, 1998.

BROADBENT, B. H. A new X-ray techinique and its application to orthodontia. Angle Orthod, Appleton, v. 1, n. 2, p. 45-66, Apr.1931.

BRODIE, A. G. et al. Caphalometric appraisal of orthodontic results. Angle Orthod, Appleton, v. 8, n. 4, p. 261-265, 1938.

HOFRATH, H. Die bedeutung der roentgenfern und abstandsaufnahme für die diagnostik der kieferanomalien. Fortschr Orthod Theorie und Praxis, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 232-258, Apr. 1931.

INTERLANDI, S. Ortodontia bases para iniciação. São Paulo: Artes Médicas, 1977.

PEREIRA, C. B.; MUNDSTOCK, C. A.; BERTHOLD, T. B. Introdução à cefalometria radiográfica. 3. ed. São Paulo: Pancast, 1998.

http://www.angle.org/doi/pdf/10.1043/0003-3219%281978%29048%3C0172%3AIM%3E2.0.CO%

bottom of page